O ABC da Radiocomunicação

Como a radiocomunicação pode ajudar na melhoria da produtividade dos negócios?

Hoje a informação é o bem mais precioso do mundo. Para que sua empresa supere suas metas de produtividade ela tem que fluir rapidamente por todos os departamentos para que haja sinergia entre as equipes, liderança e liderados.

Quando a comunicação entre gerência e colaboradores flui de maneira clara e objetiva, uma empresa consegue reduzir custos de produção e otimizar os processos operacionais.

Pensando nisso, resolvemos fazer um pequeno guia com as principais diretrizes do processo de radiocomunicação.

#1. Site Survey.

Sistema analógico ou digital de radiocomunicação?
Você já sabe por qual modelo optar? Sistema analógico ou digital de radiocomunicação?

Um erro comum entre usuários de serviços de telecomunicações em geral é se preocupar com o nome da tecnologia e negligenciar se sua aplicação prática é viável e de fato irá trazer benefícios para sua empresa.

O Site Survey service, metodologia exclusiva do Grupo Avanzi, procura antes de tudo mapear as necessidades do cliente. A palavra chave é: entender para atender. Quando se trata de radiocomunicação a identificação da área de interesse, quantidade de canais, interconexão entre grupos e sistemas, são aspectos essenciais para o desenvolvimento de uma Arquitetura de rede viável do ponto de vista técnico, financeiro e legal.

Hoje, vivemos a transição dos sistemas analógicos pelos sistemas digitais. Embora seja uma exigência legal, não há uma verdade absoluta sobre o assunto. É certo que a lei premia quem migra primeiro com o direito de primariedade.

Como o assunto envolve o desembolso de grandes somas há várias estratégias de migração, que pode ser realizada de uma vez só mediante a troca de todo o parque de rádios e acesso imediato a todos os benefícios ou paulatina, adquirindo-se um pouco de equipamentos por mês.

Nesse sentido, afirmamos com tranqüilidade que o melhor plano é aquele que está em alinhamento com a realidade e necessidade do cliente.

Podemos citar entre as muitas vantagens do ambiente digital:

  • Uso mais eficiente do espectro radioelétrico. Isso significa que, a tecnologia digital utiliza, de maneira mais eficiente as frequências de áudio disponíveis, uma vez que ela é escassa;
  • A tecnologia digital permite a combinação de dados e voz em uma única frequência;
  • Segurança e sigilo através de criptografia de dados e voz.

#2. A legislação.

Tudo referente à radiocomunicação no Brasil é regulamentado pela Anatel. Sendo assim, qualquer uso sem autorização da agência reguladora é considerado crime.

Por esse motivo, um projeto de radiocomunicação precisa ser elaborado e autorizado pela Anatel. Para operar legalmente é obrigatória a obtenção da outorga de frequência em que a empresa irá operar e licença de operação do projeto.

Isso significa que o projeto de radiocomunicação precisa ser apresentado em um requerimento na agência junto com as características de propagação, finalidade de uso, e especificações dos equipamentos utilizados.

Além disso, o projeto precisa ser elaborado por um engenheiro credenciado junto ao CREA. É recomendável que a empresa conheça o engenheiro pessoalmente o profissional que será o curador desse processo. Muitas empresas se arrependem após outorgar procurações a terceiros que licenciam o projeto com características técnicas diferentes do instalado. Resultado: Multas, lacrações e punições da Anatel.

#3. Área de cobertura.

Area de Cobertura do Projeto de Radiocomunicação
A área de cobertura de um projeto de radiocomunicação é de grande importância.

A área de cobertura é de grande importância na adoção de um sistema de radiofrequência.

O aparelho radiocomunicador deve ser selecionado de acordo com o ambiente em que será empregado.

O ambiente e a distância da cobertura são determinantes no momento da escolha de uma frequência e de um equipamento.

Isso acontece porque os equipamentos e as frequências estão sujeitos ao que se chama de área de sombras, que é uma localidade que não se tem nenhum sinal e em que não consegue se estabelecer a comunicação em nenhuma direção.

Todo projeto de radiocomunicação precisa ser submetido a esses 3 fatores.

É improvável que um projeto de radiocomunicação ajude uma empresa a entregar resultados mais produtivos, sem que essas 3 diretrizes sejam observadas e levadas em conta.

A radiocomunicação é uma ferramenta útil na otimização dos processos, diminuição de custos e no aumento da produtividade em uma empresa.

Por isso precisa ser pensada e planejada com a devida precaução, uma vez que o projeto pode interferir, diretamente nos resultados operacionais de uma empresa.

Como diria o Velho Guerreiro (Chacrinha): Quem não se comunica se instrumbica!”.

Dane Avanzi

Gerente Marketing Grupo Avanzi

Diretor Superintendente Instituto Avanzi Telecomunicações

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Artigo originalmente publicado na página do Grupo Avanzi: http://www.grupoavanzi.com/blog/o-abc-da-radiocomunicacao.

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