Instituto Avanzi Visita QG da Polícia de Las Vegas e Adjacências

Radiocomunicação e segurança pública

A convite do Fabricante Harris o Instituto Avanzi conheceu os diversos sistemas de inteligência que colocam o efetivo policial da cidade de Las Vegas e adjacências, um passo a frente do crime.

Participaram da visita, que ocorreu dia 5 próximo passado, o Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Ronaldo Oliveira e Silva, o Sr. Eduardo Kamigauti da Harris e o Sr. Gustavo Ancheschi da IC Informação e Conhecimento Ltda.

Na ocasião tivemos oportunidade de conhecer o sistema de recebimento de chamadas 911, similar ao nosso 190, que recebe chamadas de ocorrências e após triagem, destaca a guarnição adequada para atendimento do evento.

Há diversos sistemas de informação, específicos por demanda, sendo a telefonia, a radiocomunicação e os sistemas de informação, praticamente um único instrumento.

O grau de interoperabilidade do sistema é altíssimo sendo possível integrar várias plataformas de radiocomunicação, P25, Trunking Analógico, VHF convencional, entre outros.

Tal arquitetura de rede é possível em razão do software Open Sky da Harris, tecnologia desenvolvida para fins militares, hoje a serviço da municipalidade. Aqui no Brasil, embora tenhamos muitos desafios a serem superados, possuímos tecnologia atualizada e compatível com os equipamentos acima descritos, no caso da PMESP.

Ressalte-se que os números dos atendimentos realizados pelo 190 da PMESP é muitas vezes superior ao da Polícia de Las Vegas uma das maiores cidades dos Estados Unidos da América.

Central de Radiocomunicação PMESP São Paulo
Central de Radiocomunicação PMESP São Paulo.

Parabéns a todo o efetivo da PMESP, Instituição que ao longo dos séculos vem servindo com galhardia o Povo Paulista.

Dane Avanzi

Diretor Superintendente do Instituto Avanzi

Comentários no Facebook