Crescimento dos smartphones impulsiona novas tecnologias

Crescimento dos smartphones impulsiona novas tecnologias

O aumento da preferência pelo smartphone mostra o impacto e o potencial do mercado de aplicativos tecnologias móveis

Segundo informações da consultoria IDC, a preferência dos brasileiros por smartphones, pela primeira vez na história do setor, superou os celulares tradicionais no segundo trimestre de 2013.

Ainda conforme a consultoria, as vendas desses aparelhos cresceram nada menos que 110% em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto isso, os celulares tradicionais registraram queda de 35% em comparação ao segundo trimestre de 2012.

Tal performance dos smartphones é fruto de diversas conjunturas. Podemos citar como principal exemplo o aumento de novas linhas registradas no mês de julho desse ano.

Segundo a Anatel, o Brasil já possui aproximadamente 267 milhões de linhas de telefonia móvel ativas, com adição de 1,26 milhões no mês. A expansão da base sobre junho foi de 0,47%, enquanto o crescimento em doze meses ficou em 4,1%.

Afora isso, houve a desoneração de smartphones fabricados no Brasil, fato que possibilitou o barateamento dos equipamentos.

Do total de linhas móveis no país em julho, mais de 211 milhões são linhas pré-pagas, representando 79,23%, enquanto pouco mais de 55 milhões são pós-pagas, o que equivale a 20,77%.

O total de linhas pré-pagas subiu 1,2% em doze meses, enquanto o de linhas pós-pagas avançou 16,9%. Tais fatos demonstram que o consumidor começou a fazer contas e a entender que as tarifas dos planos pré-pagos são muito maiores que as do pós-pago.

Smartphone tem sido o preferido pelos consumidores de telefonia móvel.
Smartphone tem sido o preferido pelos consumidores de telefonia móvel.

Indicam também que vários serviços disponibilizados na internet podem ajudar o consumidor a economizar, graças a aplicativos gratuitos como o Whatsapp e Skype, que permitem a comunicação de voz e envio de mensagens ilimitadas com custo zero.

Tais dispositivos tem causado a diminuição da receita das operadoras de telefonia móvel, no que tange aos serviços de mensagens de texto.

Além das tecnologias da informação e comunicação acima citadas, muitos serviços disponíveis em cloud foram incorporados aos hábitos dos usuários brasileiros.

Me refiro as redes sociais, serviços de armazenamento de arquivos como o iCloud da Apple, o Skydrive da Microsoft ou o Google Drive do Google. Tais serviços permitem que o usuário acesse seus conteúdos em qualquer lugar a qualquer tempo. Em outras palavras permitem a mobilidade.

Segundo a Gartner, consultoria em tecnologia da informação mundialmente conhecida, a convergência de ferramentas, aplicativos, recursos de armazenamento, ocorrem hoje mediante a interligação e entrelaçamento de 4 forças ou grandezas: cloud, redes sociais, informação e mobilidade.

Eis aqui o futuro das tecnologias de informação e comunicação ao alcance das mãos e do bolso do consumidor de telefonia móvel brasileiro.

O futuro da tecnologia da comunicação  não é apenas o celular, mas todo o ecossistema de possibilidades que ele envolve.
O futuro da tecnologia da comunicação não é apenas o celular, mas todo o ecossistema de possibilidades que ele envolve.

Tal convergência de sistemas com tecnologias de transmissões e armazenamento de informações inauguram uma nova era da comunicação, bem como um novo estágio da capacidade humana de armazenar informações, processá-las, analisá-las e interrelacioná-las em quantidade e proporções colossais.

São desses contextos que emerge a Big Data, termo consagrado a aplicativos capazes de traçar perfis de comportamento do consumidor através de resultados obtidos em redes sociais, sites de busca, entre outros serviços da web.

Logo teremos tanta informação armazenada e dissecada que será possível predizer uma série de eventos e fenômenos da vida. Em outras palavras, estamos na antessala da inteligência artificial.