A Importância do Site Survey na Gestão de Projetos de Radiocomunicação

Entenda um pouco mais da importância da inspeção técnica na implementação de projetos de radiocomunicação.

O site survey é uma excelente ferramenta para detectar problemas de performance de infraestrutura de uma rede. Esse procedimento deve ser realizado durante a avaliação do projeto e, consiste em levantar a estrutura necessária para que uma nova rede seja implantada a contento.

Para implantarmos uma rede de radiocomunicacao precisamos saber qual a sua capacidade para atender às demandas necessárias do projeto e quais os aspectos necessários para que a sua instalação aconteça a contento.

O Site Survey é uma poderosa ferramenta para o projeto de radiocomunicação
O Site Survey é uma poderosa ferramenta para o projeto de radiocomunicação.

No caso de projetos de radiocomunicação, o estudo da área é igualmente importante para a implementação do projeto, uma vez que é ele que vai definir as áreas de sombra, aonde os links podem ficar prejudicados e, para isso é necessário haver replicadores de sinais.

Além disso, cabe ao projetista, na implementação do projeto alocar as torres de comunicação nos locais menos propícios a interferências e oscilação de sinais. A ideia é que o site survey sirva para que problemas de comunicação sejam evitados futuramente.

É justamente durante a inspeção do site survey que os problemas de performance de uma rede de radiocomunicacao podem ser detectados e previnidos.

Como nos exemplos acima em que uma rede wireless estava sendo planejada e na questão das sombras, é justamente o site survey o responsável por minimizar todos os possíveis problemas de comunicação de uma rede.

No caso da radiocomunicação, o site survey tem papel definitivo e de grande importância na:

  • Implantação de novos projetos de radiocomunicação;
  • Direicionamento ou remanejamento de pontos de comunicação;
  • Reposicionamento ou reconfiguração de um sistema de radiocomunicação;
  • Ampliação do número de pontos de comunicação e dispositivos integrados; e
  • Aumento da área de cobertura da rede.

Durante o site survey devem ser levantados todas as condições técnicas do local da instalação do sistema de radiocomunicação tais como: verificação da existência de obstáculos que possam dificultar o sinal, ou o posicionamento de antenas, facilidades de pontos de alimentação, aterramento, para raios, ventilação, segurança, análise de interferência de outros canais e níveis de propagação do sinal.

Além disso, existe também uma diferenciação no site survey, que pode ser indoor ou outdoor.

Ademais, a documentação do site survey possibilita um planejamento preciso durante o desenvolvimento do projeto e consequentemente a performance esperada da rede a ser implantada será diretamente proporcional à profundidade do site survey realizado no planejamento de implementação ou amplicação de redes.

Concluindo, o site survey é o primeiro, e mais importante passo na implementação de um projeto de redes de comunicação, uma vez que todo o resultado é proveniente dos levantamentos realizados durante o estudo.

___

Artigo originalmente publicado na página do Grupo Avanzi: http://www.grupoavanzi.com/blog/a-importancia-do-site-survey-na-gestao-de-projetos-de-radiocomunicacao.

Comentários no Facebook